Junta de Freguesia de Eixo e Eirol
CASCADE 2019 30MAI

CASCADE 2019

Mais de 3.600 operacionais, 150 dos quais de cinco países europeus, e 2.200 figurantes participaram, no maior exercício de proteção civil realizado em Portugal.

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima, o exercício europeu de proteção civil ‘Cascade’19’ decorreu nos dias 29 e 30 de maio.

O exercício realizou-se nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal e contou com a participação de cerca de 150 operacionais de Espanha, Bélgica, Alemanha, Croácia e França.

No total estiveram envolvidos 22 municípios que tiveram 60 cenários diferentes e testaram a capacidade das respostas local, nacional e internacional, segundo a ANEPC.

O ponto de partida para este exercício europeu é o registo de condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afeta os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeiam uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, roturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos.

Estas ocorrências têm como consequências danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.

Na Freguesia de Eixo e Eirol, na sequência de rotura na barragem de Ribeiradio Ermida (simulacro) provocou uma onda gigante com consequências dramáticas na área da freguesia. No parque da Balsa, foi montado um posto de comando avançado que prestou socorro ás diversas situações e acidentes. Na zona do parque da Balsa um autocarro foi arrastado pelas fortes correntes, que capotou e provocou várias vitimas, entre as quais , algumas mortais. Noutros dois locais (regato e parque do forno Romano), um carro submerso no regato e outro capotou na zona do forno Romano. Nestes locais estiveram mais de duas dezenas de viaturas das várias entidades (Bombeiros, GNR, INEM, etc)

Segundo a ANEPC, o CASCADE’19 tem como objetivo, treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade.

O exercício foi objeto de avaliação por parte de um conjunto de observadores e avaliadores nacionais e internacionais como o objetivo de identificar as boas práticas, falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis os processos de gestão das emergências.